quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Origem do Bigodudo Mais Famoso dos Games

Criação

Em 1981, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no jogo Popeye (em que Popeye tinha que salvar Olívia Palito de Brutus), sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olívia) do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois jardineiro (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3). É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957. Mario tem 25 anos e é namorado de Pauline, a donzela sequestrada por Donkey Kong no primeiro jogo, que reaparece algumas vezes.

Aqui seu primeiro jogo no qual Donkey Kong ainda é um vilão

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