Arcade/SNES/Mega Drive (1991)
Em 1990, a Konami estava dominando o mundo dos arcades com o memorável beat’em up das Tartarugas Ninjas, o sucesso daquele game pode ser atribuído mais ao fato de permitir 4 jogadores simultâneos do que com aos próprios simpáticos personagens em si.
Análise
Certamente pensando nisso, a Konami criou Sunset Riders, um run‘n gun para 4 jogadores simultâneos, juntando o tiroteio velho-oeste com a ação 2D com mudança de plano que fez sucesso em outros título, como Rolling Thunder e Shinobi, existem até as portinhas onde você pode entrar e conseguir power-ups.
Steve conta os corpos no chão... com os pés. |
A maior diferença é que, em Sunset Riders, você pode atirar em qualquer uma das 8 direções que o joystick permite. Toda essa versatilidade faz o game lembrar também o clássico Contra, inclusive no fato que uma simples bala inimiga garante o óbito do jogador. Haja fichas! O estado fica ainda mais caótico quando se tem 4 jogadores na partida, isso significa quatro vezes mais inimigos e tiros cruzando a tela.
São 4 heróis para escolher, os dois primeiros são Steve e Billy, que usam revólveres comuns, os outros dois jogadores controlam Bob e o lendário Cormano, que atiram com escopetas e tem um tiro mais espalhado, eram os preferidos da moçada. Alguns itens garantem uma vida mais fácil no avanço do game, como o ‘double-wielding’, que nada mais é do que atirar com 2 armas ao mesmo tempo, e o ‘rapid-fire’, seu melhor amigo nas horas difíceis.
Cada um dos 8 estágios inicia com um cartaz de ‘WANTED’, mostrando o chefe da fase e o valor do prêmio pela sua cabeça. Cada chefe é um tipo de personagem clássico do faroeste, desde um rico petroleiro até índios, chegando no florido Richard Rose, um britânico cheio de firula que é o último boss do game.
Corre, cambada! |
Existem muitas coisas legais e únicas nesse clássico. No primeiro estágio, por exemplo, você deve escapar de um estouro de boiaa “correndo” sobre os touros, alguns inimigos aparecem para jogar dinamites, que podem ser pegas no chão e arremessadas de volta, resultando numa cômica figura de um fora-da-lei tostado. Os cenários também são repletos de barris, pedras e outras coisas que podem ser usadas como armas e alguns “Sallons” que podem ser adentrados para um rápido whisky ou uma voltinha com uma das garotas, gerando um power up na saída. Para completar, são 2 estágios de bonus em forma de galeria de tiro, exigindo reflexo e controle rápidos do jogador, para garantir pontos e vidas extras.
Comparativo ArcadexSNES x MEGA DRIVEArcade - Super Nintendo - Mega Drive |
No Super Nintendo a versão ficou muito fiel ao arcade. A função de 4 jogadores simultâneas desapareceu, mas os 4 heróis estão presentes e são selecionáveis. Os gráficos foram muito bem transpostos e o jogo ficou ligeiramente mais fácil, até porque são menos inimigos aparecendo na tela ao mesmo tempo. Os efeitos sonoros e as músicas foram quase perfeitamente transpostas, as vozes estão presentes e com legendas, para facilitar o entendimento.
SNES, versão mais fiel ao arcade |
Mas, como a Nintendo sempre encrenca com a censura, Sunset Riders também foi “filtrado”. As mulheres que jogam dinamite na versão original foram substituídas por homens, toda referência a bebida alcoolica foi retirada. Um dos estágios do arcade contém apenas índios como inimigos, no Super Nintendo eles foram substituídos pelos vilões genéricos normais, o chefe dessa fase continuou sendo o índio nativo americano, mas seu nome foi mudado de “Chief Scalpem” para “Wigwam”.
Arcade - Super Nintendo |
A versão do Mega Drive é totalmente resumida, a ponto de parecer ser um outro game. São apenas 2 personagens selecionáveis e 4 estágios, isso mesmo, o jogo ficou resumido à fase da cidade, o trem, a subida da montanha e a mansão de Sir Richard. As fases também são ligeiramente diferentes e mais longas, divididas em partes.
Poucas cores e som borrado no Mega Drive |
O som perdeu bastante o seu glamour (ui), as vozes foram praticamente cortadas, apenas algumas frases permaneceram. Assim também aconteceu com o gráfico, que está muito inferior se comparado à conversão do SNES.
Bonus Stage no Mega Drive |
As fases de bonus foram substituidas por uma sequencia no cavalo, onde o jogador deve pegar os itens que a garota lança da carruagem. Eles inventaram também um modo Versus para 2 jogadores, nada muito relevante.
Talvez se esse fosse um outro jogo, tudo estaria bem. Mas sendo uma conversão de um arcade, deixa a desejar.
Resultado Final
1 comentários:
no mega pelomenos as mortes dos inimigos em chamas é muito mais detalhada q no snes q é bem censurada!
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