segunda-feira, 14 de março de 2011

Allejo ou Janco Tianno, quem foi o melhor?

Com a popularização do futebol e o lançamento de craques, não demorou para que o esporte invadisse salas e aparelhos de TV através dos jogos para videogame. Infindáveis, milhares deles, um mais viciante que o outro e com jogadores fenomenais, passes eletrizantes e muita rivalidade. Allejo, do International Superstar Soccer, para Super Nintendo. Janco Tianno, do Fifa 94. Quem não se lembra dos dois grandes goleadores brasileiros dos games em confronto direto? E se a dupla fosse colocada frente a frente, qual seria o resultado? Você já imaginou este encontro?


 
Allejo por…

O Globo
“Allejo fez quase 10 vezes mais gols que Pelé”
Zagallo
“Allejo é craque, 13 letras!!!”

Armando Nogueira sobre a habilidade quase inigualável
“Ele me lembra Garrincha, que ia pelo lado da cancha, passava por onde queria e ainda pedia licença”

Pelé sobre a comparação do futebol de Allejo com o seu
“Eles querem comparar um jogador que viveu em uma época diferente, em condições diferentes, entende?”

Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, em mais um gol
“O Allejo está rasgando a camisa do adversário e está pisando em cima dela!”

 
Janco Tianno por…
Pelé
“Ainda prefiro o Rico Salamar”

Rico Salamar
“Quem disse, Pelé?”
Albert Einstein
“A Primeira Lei da Física determina que quando a água toca Janco Tianno, ela fica jancada”

Silvio Luiz
“Quem não lembra do gol de Janco Tianno que ficou parado na frente do goleiro e a bola bate na cabeça dele e entra?”

Naturezza
“Ver qualquer um vestir a 11 da seleção depois de Janco Tianno, chega a ser uma ofensa!”

Allejo, o goleador
 

Em 1996 surge um dos maiores goleadores de futebol de todos os tempos, o melhor jogador que a Seleção Brasileira já teve. Um atleta completo, que exercia com autoridade todos os fundamentos do esporte. Aclamado em todos os estádios onde jogava, fez partidas memoráveis representando o Brasil, tornando-se uma lenda.

Muitos lembram de Allejo.

A camisa 7 amarelinha, 9 na versão lançada para o Nintendo 64, foi a maior unanimidade esportiva dos consoles, Allejo era a alegria dos boleiros de plantão que curtiam uma boa partida virtual de futebol. Era de primeira, de segunda, de voleio, de bicicleta, driblando o time inteiro – inclusive um cachorro – dando um chapéu no goleiro e derrubando fotógrafos atrás do gol. O esquema tático era o 9-0-1 e o lema um só: “Toma a bola e passa para o Allejo”.
E foi assim que ele chegou na Seleção Brasileira do game International Super Star Soccer. Lá, levantou muitos canecos e marcou mais de 10 mil gols. O que mais chama a atenção é um contra a Argentina, do vestiário direto para o ângulo da rede. Dizem as grandes publicações da mídia esportiva que só no ISS64, Allejo já havia feito mais de 720 mil gols, além de já conquistar o título de Campeão Mundial pelo Brasil 120.680 vezes.

O craque da grande área nos anos 90 foi, segundo perfil na Desciclopédia, campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes no mesmo dia.
Allejo é o melhor jogador que a seleção brasileira de futebol já teve. E não há quem conteste isso, inclusive o atleta é apontado como o craque que corria mais que o Messi, driblava mais que o Garrincha e chutava melhor que o Pelé. Ele participou da série International Superstar Soccer nas três primeiras edições: International Superstar Soccer, International Superstar Soccer De Luxe e International Superstar Soccer 64.






Janco Tianno, o habilidoso
Janco foi o grande craque da Seleção Brasileira de 1994, época em que conheceu aquele que seria outro dos maiores artilheiros da história, Allejo. A principal marca do atleta estava na tática de ficar na frente dos goleiros quando eles faziam a reposição de bola para o seu time. Habilidoso em armar jogadas, Janco Tianno esperava o rebote da bola para bater em no peito e garantir gols da seleção canarinho.
Muitos lembram de Janco Tianno.
Conhecido como o “endiabrado”, a camisa 11 amarelinha também tinha vez nas mãos dos players no game Fifa 94. A partida mais famosa de sua carreira foi contra a seleção alemã, que terminou em 7 a 6 para o Brasil. Todos os gols foram de fora da área, no ângulo, sem chance para os goleiros, exceto pela mais aclamada bola na rede de Janco. O jogador ficou parado na frente do goleiro e a bola bateu na cabeça dele.
Depois desse episódio, o craque conseguiu façanhas até então inéditas, como ser artilheiro dos campeonatos paulista, carioca, mineiro, gaúcho e paranaense no mesmo ano. É pouco? Janco ainda ganhou a Libertadores jogando em um time composto por deficientes visuais, além da Copa dos Campeões da Uefa, ao atuar por um time da Guatemala.
Jogando desta forma, ele chegou facilmente ao gol 1 milhão.


E se eles pudessem falar…
Pensando nisso, a Desciclopédia mostra uma entrevista entre as duas celebridades do futebol virtual: Allejo e Janco Tianno, que você pode conferir neste link. A sugestão deste post foi do colega @nestortipajr.
Depois de conhecer algumas das fançanhas dos dois craques dos gramados dos consoles, a pergunta que não quer calar volta a aparecer.
Para você, Allejo x Janco Tianno, quem foi o melhor?


2 comentários:

Anônimo disse...

Allejo foi mais habilidoso, driblador, incisivo. Um ponta clássico.

Janco foi mais artilheiro, oportunista, matador. Um centroavante nato.

Ambos marcaram época. Não existe melhor. Apenas preferências pessoais.

Anônimo disse...

Janco Tianno