sábado, 8 de janeiro de 2011

Os jogos que você nunca jogou



Depois da existencia de emuladores e Roms, acabei conhecendo jogos bizarríssimos, daqueles que eu iria pirar se tivesse jogado, e para pessoas que tem mais o que fazer do que procurar jogos para emular, eu fiz esse artigo.

A idéia dessa matéria é mostrar alguns jogos antigos, pouco conhecidos, que você provavelmente nunca jogou, mas que valem a pena dar uma olhada!

Falei demais! vamos ao que interessa!

Hamelin no Violin Tamaki

Esse é para quem cansou de jogar Mario...
Esse é para quem cansou de jogar Mario...

Baseado em um mangá e lançado somente no Japão, esse bem humorado jogo ficou no esquecimento até sua ROM ser traduzida (por sinal, tem até em português). Ele narra a história de um violinista que parte em uma jornada para proteger Hamelin de uma catástrofe.
Diferente de outros jogos de plataforma, você conta com a ajuda de uma garota (que eu esqueci o nome) para passar as fases. Por exemplo, para alcançar algo muito alto, você pode utilizá-la de plataforma, ou às vezes, pode arremessá-la para quebrar uma parede. Você também pode vesti-la com algumas fantasias encontradas ao longo do jogo para conferir alguns “poderes” especiais (a fantasia de avestruz faz com que a menina possa andar em cima de espinhos).

Na cidadezinha, você compra novo itens.
Na cidadezinha, você compra novo itens.


Ele possui excelentes gráficos, uma ótima jogabilidade e uma músiquinha bem agradável, porêm, ele possui um contador de tempo para passar as fases, o que é uma coisa que me irrita profundamente! Deixa eu explorar a fase em paz poxa!
Sem contar que lá para frente, ele fica bem dificil…

The Ignition Factor

Sim, existe jogo de bombeiro para Snes!
Sim, existe jogo de bombeiro para Snes!

Esse jogo tem uma premissa no mínimo estranha: Você controla um bombeiro e tem  que salvar as pessoas e… bem… apagar o fogo dos prédios!
Apesar de parecer bem simples, ele apresenta grandes desafios: Primeiro, tem que escolher onde posicionar o caminhão e o equipamento que você levará para dentro do prédio (se levar muita coisa, seu bombeiro deixa de correr e de chutar portas), depois, tem tempo para concluir a missão, além dos diversos perigos espalhados na fase como portas e janelas que podem estourar com o calor, ou pessoas que estão desmaiadas e precisam de socorro imediato.

Valeu pela dica óbvia tio!
Valeu pela dica óbvia tio!

Esse é um jogo bem estratégico até, pois dependendo do que você levar para missão e onde posicionar o caminhão, as coisas ficam bem mais fáceis.
Infelizmente esse jogo não é lá muito grande e tambem tem o insuportável contador de tempo, mas pelo menos aqui a desculpa foi dada.
Ele possui uma quantidade bem grande de itens para se usar, alguns que até hoje eu não sei direito para que serve… Mas te garanto que ele vai divertir bastante o pessoal viciado em jogos diferentes!

The Firemen

Sim, o Snes não possui um, mas sim DOIS jogos de bombeiros!
Sim, o Snes não possui um, mas sim DOIS jogos de bombeiros!
 
 Caceta! acabou de falar de um jogo de bombeiro, e agora precisa falar de outro?
Sim, precisa! Pois ambos são bem diferentes…
Enquanto o Ignition Factor tenta puxar o jogo para algo realístico, esse é bem mais descontraído. Ele roda num futuro não muito distante, quando um grande prédio pega fogo e cabe a você e seu amigo (ou amiga, sei lá! não lembro o sexo desse genérico que te acompanha…) salvar as pessoas e livrar do maligno fogo!
Para isso você conta com sua mangueirinha (há! há! há!, que piada ruim!), granadas anti-chamas (bem estilo especial de jogos de navinha!) e… só!

Ai Jesus, esse tambem tem contador de tempo???
Ai Jesus, esse tambem tem contador de tempo???


Em comparação com o outro jogo de bombeiros, The Firemen possui muito menos estratégia, mas seu gráfico cartunizado é bem interessante e a músida desse é bem mais empolgante!
Em compensação, o jogo só roda dentro do mesmo prédio, com cada fase sendo um andar, com um “chefe-fogo” no fim dela, o que é bem esquizito!
E sim, ele possui a desgraça do tempo… alguem achava graça quando o jogo tinha esse maldito contador? Alguem falava “oba! que legal! contador de tempo! tenho que jogar correndo sem aproveitar ou conhecer o cenário direito! \O/

Shodai Nekketsu Kouha Kunio-Kun

(River City Ransom 2)

Porrada! Esse é o melhor estilo de jogo da era 16 bits...

Porrada! Esse é o melhor estilo de jogo da era 16 bits..

Tem dezenas de jogos da série Kunio-Kun, é futebol, corrida (a pé mesmo), queimada, hockey… e todos regados de violencia divertida e gratuita!
Mas o primeiro jogo desse estilo foi o River City Ransom, um Beat’Up do Nes (que tem uma versão para GBA). que foi uma verdadeira revolução e que até hoje muita gente considera o melhor jogo do estilo até hoje.
O que pouca gente sabe, é que ele teve uma continuação no Super Nes.
Assim como seu predecessor, River City Ramson 2 é um Beat’Up com alguns elementos de RPG. Seus gráficos simples não despertam muita atenção, mas a variedade de coisas a se fazer aqui é assustadora! Você sobe de nível conforme combate gangues inimigas, assim como pode aprender golpes novos. Tem diversas armas a se usar no jogo e também dá para arranjar alguns companheiros para te ajudar na pancadaria, tem a opção de seguir a história do jogo ou ficar apenas andando na cidade e arranjando briga. Dependendo do horário que você sai nas ruas (dia ou noite) algum lugares estão abertos para visitar, tudo isso podendo salvar o jogo para começar mais tarde (coisa rara em jogos desse estilo na época).

Personagens bem estilizados...
Personagens bem estilizados...

Uma das coisas mais curiosas nesse jogo é que você pode ter uma boa ou má fama: Se você ajuda as pessoas, não bate em gente caída e coisas assim, quando tiver uma briga, alguns transeuntes pode te ajudar a ganhar, mas se você sair batendo em qualquer pessoa passeando pelo cenário,  ganha má fama e quando tiver briga, serão os oponentes que terão ajuda!
Há! depois me dizem que “God of War” é inovador… chupa Kratos!
Bem que poderia ter uma versão desse jogo para consoles atuais não?

Ball Bullet Gun

Parece animação em flash...
Parece animação em flash...

BBG é um jogo de estratégia “quadradinho”, mas diferente da maioria, esse é um jogo de estratégia MESMO, e não aquelas coisas do tipo “ahh a fase tá dificíl, vou subir uns 5 níveis e já volto”.
Para começo de conversa, os personagens não sobem de nível, o máximo que você faz é ganhar armas novas, que só vai acontecer passando as fases, sem enrolação.
Aqui você cria sua equipe (com nominho e tudo) e seleciona os personagens que irão fazer parte dela. Tem snipers, especialistas em metralhadoras, caras mais resistente com uma shotgun, coisa bem normal… depois você entra na missão, ouve o “briefing”, seleciona os quem vai para a missão e mãos a obra!
Para complicar, aqui você só ve os inimigos que estão no alcance de visão de seus personagens (eles inclusive podem se esconder em mesas, pedras ou seja lá o que for que tiver no cenário), deixando o jogo muito mais divertido. No turno do oponente, você só ouve a movimentação dos personagens, o que pode te dar dicas (se você ouvir barulho de aguá, o inimigo está no laguinho da fase). Para completar, o jogo usa sistema de “AP” (action points), então, você pode escolher andar menos e atirar mais, ou andar um montão e não atirar nada…

Procurar o inimigo é complicado!
Procurar o inimigo é complicado!

Infelizmente, esse jogo possui um defeito: ele é incrivelmente dificil! Vai ter horas que você vai ter que tentar diversas vezes a mesma fase, quase que decorando tudo, para conseguir passa-la sem machucar muito sua tropa. Sem contar as vezes que você passa um tempao procurando o inimigo, e quando acha, não tem mais AP para a tirar, aí no turno dele você é fuzilado…
Mas apesar de tudo isso, eu recomendo! Ele é divertido pacas e vai te ensinar a jogar esses joguinhos de estratégia sem apelar tanto em subir 385 níveis para passar “de boa”…


Bem, ainda tem muitos mais jogos que poucos jogaram no Snes, sem falar em outros consoles, aos poucos eu vou apresentando aqui!

3 comentários:

New Game disse...

Já tinha jogado o The Firemen. Achei bem interessante um jogo de bombeiros, nunca imaginei que existisse isso. E concordo com você. Cara, odeio quando um game tem esses "reloginhos".

Fiquei animado com esse River City Ransom 2. Vou dar uma conferida assim que eu puder, parece ser um ótimo game.

Luancat disse...

Eu já jo o violinista de hamelim em português e o Ignition favtor

Anônimo disse...

E se eu te disser que comprei o Ignition Factor original há cerca de 1 mês atrás? Pois é, comprei pensando ser o The Firemen que eu havia jogado via emulador. No Ignition você não precisa apagar o fogo, apenas deve salvar as pessoas. Ambos são jogos muito bons!