terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os Jogos(quase) Esquecidos no Tempo - Parte 1

Dos jogos antigos, poucos são bem lembrados hoje em dia, em parte graças às continuações ou mesmo devido ao sucesso que fizeram(exemplos nestes dois casos são Sonic e Mario), enquanto outros sempre foram obscuros deste lado do Meridiano de Greenwich por nunca terem tido uma tradução para idiomas ocidentais e alguns simplesmente nunca caíram no gosto do público em geral, ou pior, fizeram sucesso por algum tempo mas depois foram esquecidos; depois de anos navegando na net, em Sites, Fóruns e Blogs em geral, eu acabei conhecendo muitos destes "ilustres desconhecidos".

Final Fantasy V(Snes)


Este é um dos jogos que merece uma resenha só dele... Final Fantasy V é um dos dois jogos da série que nunca foram lançados no Ocidente(o outro é FFIII)em seu console original. A explicação pra isso eu detalhei na resenha de FFVI aqui no Museum; resumidamente, ele foi lançado quase na mesma época que FFIV(FFII na versão americana) nos States, e quando iam fazer a versão americana de FFV, FFVI foi lançado no Japão e preferiram trazer logo o VI do que o V, que acabou nunca sendo lançado no Ocidente(até ser lançado para o Playstation, junto com os outros jogos da série). Hoje em dia, é fácil encontrar na net traduções feitas por fãs do original japonês(aliás, segundo boatos, este foi um dos primeiros jogos a serem completamente traduzidos pelos fãs).




Ignition Factor(Snes)


Este é um dos poucos jogos de Bombeiro que eu encontrei boiando por aí(o outro é Firemen)e o que é melhor, tive a honra de jogá-lo no cartucho. Neste jogo, no papel de um bombeiro, o jogador deve cumprir missões típicas da profissão para salvar vítimas que estejam presas em incêndios, escombros, vazamentos de gás etc. Infelizmente, ele acabou sendo obscurecido por diversos fatores, como o lançamento de jogos mais famosos na mesma época(como Mortal Kombat), uma vez que o tema "bombeiro" não é o preferido da maioria dos jogadores. Mas este é sim um excelente jogo, e um dos mais realistas que já vi no Snes; eu, como profissional bombeiro(de verdade), recomendo este jogo!


E.V.O. Search for Eden(Snes)


E ainda tem gente que acha o jogo Spore original... em E.V.O, comandamos uma criatura que deve tentar sobreviver e evoluir(começando pelo estágio de peixe, passando por dinossauro, ave e mamífero) à medida que passa pelas fases e as diversas eras geológicas da Terra até chegar ao Status divino. A mecânica de E.V.O., entretanto, acabou não agradando muito na época de seu lançamento, e o estilo do jogo esteve esquecido até que lançaram o Spore, atualmente um dos maiores sucessos para jogos de computador.
Snoopy Concert(Snes)


Pois é, Charlie Brown e sua turma fizeram sucesso até lá na terra do sushi(não é à toa que o Helloween fez uma música em homenagem a eles...)! Neste joguinho ótimo, com gráficos IDÊNTICOS aos do desenho animado, o jogador deve ajudar a turma dos Peanuts em diversos minijogos(a maioria controlando Snoopy e Woodstock). As fases parecem baseadas em algumas das histórias, mas de forma bem original, com muitos quebra-cabeças(a mecânica do jogo lembra muito Lost Vikings); uma pena eu não ter encontrado nenhuma versão traduzida nem pro inglês...


Genghis Khan 2 - Clan of the Grey Wolf(Mega e Snes)

Bons gráficos e trilha sonora, muitos comandos, grande variedade, muitos personagens e opções e um ótimo desafio. Este foi um dos poucos jogos de estratégia lançados para consoles(e ainda por cima para os dois de maior sucesso em sua época), como a continuação do jogo lançado para Nintendinho(só no Japão) alguns anos antes. Infelizmente para a série Genghis Khan, jogos de estratégia só costumam fazer sucesso nos computadores, e com este não foi excessão(nem no Japão, ode preferem RPGs), apesar de suas muitas qualidades, e depois de um curto período a série foi esquecida. A Koei, empresa produtora do jogo, só iria fazer sucesso nos consoles anos depois, com a ótima série Samurai Warriors e Dinasty Warriors.

0 comentários: